sexta-feira, setembro 10, 2010

Formação Continuada em EaD

Quando refletimos sobre a “formação permanente” uma das características da EaD somos levados a compreender que as constantes transformações exigem com que as pessoas estejam em contínua formação para “acompanhar o mundo do trabalho da sociedade capitalista” nas diferentes áreas de atuação profissional.

Para dar conta desta demanda, a EaD utiliza-se de modernos aparatos tecnológicos disponíveis e assim se constitui em mais uma opção enquanto modalidade de apropriação/construção de novos conhecimentos significativos. Desta forma, corroboramos com PRETI (1996) quando enfatiza que “há uma grande demanda, no campo profissional e pessoal, para dar continuidade à formação recebida “formalmente” e adquirir novas atitudes, valores, interesses, etc.”.

É um processo que se dá pela ação/reflexão, no tempo e espaço (contexto social e político) em que vive o aprendente. Além disso, ao relacionar com seus pares, socializa conhecimentos, integra-se, desenvolve competências, se transforma, se torna mais autônomo. Enfim, a formação permanente tende a tornar as pessoais mais cidadãs e emancipadas plenamente.

Nenhum comentário: