quinta-feira, dezembro 16, 2010

POSSIBILIDADES DE USO DO PORTAL DO PROFESSOR – MEC EM SALA DE AULA UTILIZANDO O LAPTOP UCA

O Portal do Professor criado e disponibilizado pelo Ministério da Educação surge como mais uma possibilidade de formação continuada. Dentre os diferentes recursos disponíveis está o Espaço da Aula que reúne vasta gama de plano de aulas.
Neste espaço é possível criar, visualizar e compartilhar aulas elaboradas para todos os níveis de ensino.
As aulas são elaboradas por qualquer educador(a) individualmente ou em equipe, coletiva de forma a conter recursos multimídia, áudios, vídeos, animações, etc. seja do próprio Portal e ou de outros endereços externos. Também é possível que se façam pesquisas e exploração de conteúdos.
Outro espaço é o Jornal do Professor cujo veículo tem como objetivo revelar quinzenalmente temas do cotidiano da sala de aula relacionados à educação.
No espaço dos Recursos Educacionais há 6806 recursos disponíveis. Uma vasta coleção de recursos midiáticos produzidos para todos os níveis de ensino e em diferentes formatos. Alguns materiais e produtos exigem programas para que possam ser visualizados.
Em Cursos e materiais há links que podem ser acessados para ampliar a formação continuada dos profissionais da educação.
Na área da Interação e colaboração é possível acessar as novas ferramentas da Web 2.0 para pesquisar, criar, administrar, compartilhar conteúdos, informações e ainda desenvolver debates.
No campo Links há sites, portais nacionais e internacionais que podem contribuir e auxiliar os educadores a efetuarem pesquisas no sentido de ampliar estudos no processo de formação contínua.
Para finalizar destacamos a Plataforma Paulo Freire que é parte integrante do Plano Nacional de Formação de professores e professoras. Por meio desta plataforma os educadores tem a possibilidade de continuar os estudos seja para a primeira, segunda graduação ou na pós graduação.

Nenhum comentário: