quarta-feira, julho 21, 2010

Avaliação na EaD: contextualizando uma experiência do uso de instrumentos

A avaliação em EaD deve ser processual, com a finalidade de priorizar as diferentes construções do conhecimento, sejam individuais ou coletivas, bem como ser submetida a cada elemento do processo.

A avaliação nesta modalidade implementada por meio de instrumentos também
deve ainda ser reflexiva, critica emancipatória e buscar coerência na teoria e na ação, ressignificando o processo de ensino e de aprendizagem.

Desta forma, é fundamental selecionar instrumentos que proporcionem verificar as transformações que ocorrem, se houve assimilação e aproveitamento dos estudos, se estes modificaram no cursista seu modo de ver o mundo, se lhes propiciaram interferir na sua realidade e também a abordar com êxito a aprendizagem dos conteúdos estudados.

Os instrumentos devem ainda apontar possibilidades de ajuste às intervenções
pedagógicas à obtenção de melhor aproveitamento da aprendizagem.

Finalmente, constata-se por meio das diferentes vozes sobretudo pelos instrumentos utilizados que estes constituem-se em um mais recurso capaz de inserir os homens na sociedade, oportunizar ampliar o leque de informações e conhecimentos numa dinâmica que se articula entre saber de senso comum e conhecimento elaborado com vistas a integrar a tornar as pessoas mais dignas, autônomas e mais humanizadas.

A avaliação em EaD deve ser processual, com a finalidade de priorizar as diferentes construções do conhecimento, sejam individuais ou coletivas, bem como ser submetida a cada elemento do processo.

A avaliação nesta modalidade implementada por meio de instrumentos também
deve ainda ser reflexiva, critica emancipatória e buscar coerência na teoria e na ação, ressignificando o processo de ensino e de aprendizagem.

Desta forma, é fundamental selecionar instrumentos que proporcionem verificar as transformações que ocorrem, se houve assimilação e aproveitamento dos estudos, se estes modificaram no cursista seu modo de ver o mundo, se lhes propiciaram interferir na sua realidade e também a abordar com êxito a aprendizagem dos conteúdos estudados.

Os instrumentos devem ainda apontar possibilidades de ajuste às intervenções
pedagógicas à obtenção de melhor aproveitamento da aprendizagem.

Finalmente, constata-se por meio das diferentes vozes sobretudo pelos instrumentos utilizados que estes constituem-se em um mais recurso capaz de inserir os homens na sociedade, oportunizar ampliar o leque de informações e conhecimentos numa dinâmica que se articula entre saber de senso comum e conhecimento elaborado com vistas a integrar a tornar as pessoas mais dignas, autônomas e mais humanizadas.

Nenhum comentário: