terça-feira, junho 10, 2008

Uma experiência possível

Pensando em desenvolver um programa de capacitação para meus alunos eu colocaria no programa a utilização dos recursos do OpenOffice que pode ser encontrado e ou baixado gratuitamente nos computadores da rede pública de ensino no qual os alunos fariam os relatos e apresentação relativa a utilização do software Régua e Compasso (R&C) http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/ .
A utilização de software nos laboratórios de informática tem sido uma experiência positiva, uma realidade no âmbito escolar por que aproxima o aluno do que lhe parece ser abstrato, permite que entenda a partir da visualização onde são empregados os conceitos matemáticos em seu contexto; além disso, representam grande potencial didático, se bem utilizados transformam a matemática, e eliminam a idéia de que esta disciplina é permeada e ou está centrada na cultura do erro e do acerto.
Desenvolver a oficina com o software Régua e Compasso / permitirá que conheçam e venham a utilizá-los nos laboratórios de informática para compreender a Geometria Dinâmica os conceitos primitivos e axiomas da geometria plana, Introdução á lógica, Congruência de triângulos, Teoremas clássicos, Números e segmentos, Construção com régua e compasso, Geometria na esfera e História da Matemática relacionada com o conteúdo.


Teorema de Pitágoras
http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/activities/teorema-de-pitagoras-01.jpg

A utilização do software pode levar com que sejam atingidos os seguintes objetivos: entender os conceitos primitivos e axiomas da geometria plana a partir do manuseio do software Régua e Compasso e construção de alguns exercícios; possibilitar o desenvolvimento da capacidade de dedução; raciocínio lógico e organizado; formulação e interpretação de situações matemáticas; espírito crítico e criativo; incentivar o aluno a desenvolver pesquisa a respeito da geometria plana e da esfera; aprimorar a intuição geométrica e seu uso na resolução de problemas; comprovar os teoremas da Geometria Clássica e fundamentar as construções feitas com régua e compasso.
A obtenção de um resultado satisfatório reside em como fazer acontecer o desenvolvimento desta atividade. Para tanto os alunos deverão manusear o software e construir alguns exercícios os alunos terão a possibilidade de explorar detalhadamente cada recurso, sobretudo e ao desenvolver novas atividades compreenderem melhor os seguintes conteúdos: desenvolvimento histórico da geometria plana, demonstração em geometria axiomática segundo Euclides, Esférica, Hilbert, Não Euclidianas, Hiperbólica e o plano de Poincaré entre outros.
O desenvolvimento desta oficina será melhor organizada se tiver como metodologia a pesquisa na biblioteca, a navegação no site Régua e Compasso, o manuseio do software Régua e Compasso, a resolução de 5 exercícios diferentes no software Régua e Compasso além do Seminário para apresentação das atividades.
Não basta navegar em um software e coletar informações para obter resultados estáticos, é preciso que haja apropriação do conhecimento e a aplicação da avaliação contínua e recuperação paralela no decorrer do desenvolvimento e apresentação das atividades se tornarão ferramentas básicas para verificar se há necessidade da retomada das atividades com vistas ao êxito na exploração do software.

Abraço

Um comentário:

Elizabethe Gomes disse...

Olá Professor Marco
Pesquisando sobre o ReC achei seu blog que muito me ajudou, pois farei uma oficina com esse programa na FERLAGOS. Faculdade em cabo Frio. sua linguagem é clara e o mais importante é que relata como esse programa é eficiente .
também tenho um blog
http://bethematica.blogspot.com/

Um abraço
depois lhe comunico como foi a oficina

Profª Bethematica