quarta-feira, julho 11, 2007

As tecnologias e o professor num mundo em constantes transformações

Ao refletir sobre o que são Tecnologias na Educação percebemos que estamos sempre pensando em como podemos utilizá-las de forma equilibrada sobretudo quando utilizamos com freqüência o celular, fogão, cafeteira, geladeira, copo, colher e luz elétrica, máquina fotográfica, rádio, telefone, televisão, computador, CD ROM.

A sociedade vivencia diferentes tipos de transformações que ocorrem em uma velocidade a qual muitas vezes não damos de perceber. São transformações observadas na área da saúde especificamente na produção de novos medicamentos, na educação são os cursos de ensino a distância que agora ganham espaço, nas comunicações novos aparelhos como Ipod, televisão digital, weblog,etc, nos transportes temos a tecnologia robotizada operando nos portos, aeroportos, etc. na indústria, o homem vem produzindo materiais mais leves e resistentes para todos os segmentos da sociedade.

Se nos remetemos a um período não muito longo da história veremos que as sociedades se constituíram a partir da organização em classes e é assim que evoluem até nossos dias dada as necessidades oriundas dos desejos e objetivos de cada indivíduo.

No mundo em que tudo se globaliza o homem se vê impelido a não se furtar dos avanços observados, a não deixar de permutar conhecimentos sobretudo quando se trata da própria formação desenvolvida nos diferentes espaços de aprendizagem.

Ao interagir com as tecnologias o homem (re) inventa novos modos de aprender a aprender e socializar conhecimentos em qualquer espaço físico. E não é diferente no ofício do professor basta que se organize quando da elaboração do seu Plano de Trabalho Docente (Plano de Aula).

Afinal, se a escola, quer ser útil na arte de formar deve possibilitar que a aprendizagem ocorra de forma criativa, suportada por tecnologias. Pois, se a vida sofre mudanças, a escola também deve mudar (Domenico de Mais[1]).



[1] Artigo publicado originalmente na Revista Digital, sob a forma de Tendências Especial, em 24/03/1999

Um comentário:

Alessandra - CRTE Cornélio Procópio disse...

oi xefo....
você hem danadinho...
continua dando show na escrita!!!!!!!
Beijos, sucesso e muita sorte!!!
Ale