segunda-feira, setembro 25, 2006

O ENSINO DE FRAÇÕES, AS TECNOLOGIAS E O PENSAMENTO PROPORCIONAL

A compreensão de conceitos matemáticos especialmente do conteúdo ?Frações? ainda se constitui em fator de dificuldade para os alunos.
No cotidiano os alunos além de conviverem e interagirem em diferentes situações com números fracionários muitas vezes não compreendem e não conseguem abstrair dos conceitos matemáticos os elementos numéricos necessários à construção das frações.
Na atualidade, há teóricos os quais afirmam que à compreensão dos conceitos de frações envolve a construção do pensamento proporcional. Este é um processo longo, podendo se estender entre a faixa etária que vai dos 9 ao 15 anos.
No sentido de compreender quando e como se dá a aprendizagem de frações pelos alunos, somos levados a buscar o aporte necessário nas Abordagens Teóricas do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget que afirma:
O pensamento torna-se formal logo que empreende a coordenação de agrupamentos concretos num único sistema [...] porque lida com possíveis combinações e não mais com os objetos diretamente? Piaget (1958, p. 292/293).

Desta forma podemos considerar que ao atingir a adolescência o indivíduo chega ao estágio operacional formal, torna-se capaz de pensar nas coisas abstratas sem que necessite fazer a relação direta com o concreto.
Por esta ótica, a implementação de métodos e estratégias diferenciadas, sobretudo com a utilização das tecnologias no desenvolvimento de atividades com frações, pode se constituir em recursos capazes de conduzir a uma aprendizagem significativa.

2 comentários:

Verônica Carvalho disse...

Perfeito!
Mas para isso os professores precisam começar a compreender como se dá esse processo e, nesse sentido, penso que os anos iniciais são fundamentais pois são os responsáveis pela alfabetização matemática .... lamentavelmente muitas vezes esquecida ....

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom