quinta-feira, abril 23, 2009

Incorporação das tecnologias na Educação

A incorporação das tecnologias na educação vem exigir novas habilidades tanto do professor quanto do gestor. Assim, o ato de educar com o apoio das tecnologias vêm exigir professor preparado,gestor qualificado, planejamento e métodos de uso dos recursos tecnológicos adequado à realidade da escola. Do contrário, as inovações passam a se constituir em problemas especialmente aos gestores interferindo no seu fazer administrativo. No Estado do Paraná as ações dos gestores escolares (Diretores e Diretores Auxiliares) são norteadas pelas Leis Lei 14231/2003, Lei Estadual n o. 15329/06 que estão disponíveis no seguinte endereço: http://www.diaadia.pr.gov.br/cge/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8. ver:
(Anexo VIII.). Há escolas que já dispõem de alguns recursos para serem utilizados para dinamizar o ensino e aprendizagem dos estudantes do século XXI dentre eles: o retroprojetor, micro system, máquina fotográfica, quadro branco, giz, projetor de slides,data show, TV Multimídia, computadores do MEC/PROINFO e do Paraná Digital – (PRD), etc. todavia, nem sempre são utilizados haja vista a ausência de melhor preparo por parte dos profissionais. Diversos são os fatores que interferem e influenciam na efetivação da formação continuada destes profissionais destacam-se: disponibilidade de tempo, de acesso e deslocamento para o local de formação além da motivação necessária para empreender novos estudos. É emergente postular uma formação continuada que dê conta de qualificar aqueles profissionais especialmente, o gestor, perante as necessidades presentes no seu fazer dentre as quais destacam-se:...conhecimento das implicações sociais e éticas das tecnologias; capacidade de uso do computador e do software utilitário; capacidade de uso das tecnologias da
informação e da comunicação em situações de ensino-aprendizagem. Brito e Purificação (2006, p. 8). Diante das necessidades elencadas e de uma formação adequada a realidade tanto dos profissionais quanto da escola, vislumbra-se na formação continuada uma nova possibilidade de implementar a Formação do Gestor Escolar sob pena de que os recursos sejam sub-utilizados e ou se tornem obsoletos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia professor,
estou fazendo uma reportagem para a revista da associação nacional dos tutores de educação a distância e gostaria da opinião de um especialista na área.
vc poderia me fornecer seu email para eu enviá-la uma pergunta sobre o assunto?

Obrigada.

Aguardo retorno.
Luciana.