sexta-feira, dezembro 30, 2005

As ansiedades e somatizações produzidas pelas avaliações na aprendizagem

Sabe-se que as avaliações da aprendizagem produzem somatizações nos educandos. É pois através dessa prática que se mede o conhecimento adquirido. No entanto verifica-se que ao longo do tempo as práticas avaliativas utilizadas pelos educadores tem produzido ansiedades, medos, calafrios, branco's e outras somatizações, que em alguns casos permanecem nos educandos por toda vida. Conclui-se que para evitar esses ranços urge que os educadores utilizem modalidades de avaliações que contemplem o desenvolvimento cognitivo e afetivo do educando sobretudo quando da utilização dos recursos tecnológicos incorporados nesse processo. Deixe seu comentário.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com as colocações feitas no entanto não se pode abrir mão da avaliação formal, tradicional já que a forma de se avaliar tanto em vestibulares quanto em concursos continua sendo a mesma de décadas atrás. Os alunos precisam ser preparados para esta realidade, senão os estaremos excluindo das possibilidades de ingresso em universidades e empregos!!!